Com a implementação das técnicas do Manejo Inteligente de Vegetação, diversos benefícios podem ser gerados para a empresa contratante. Estes benefícios podem ser agrupados em dois grandes grupos: benefícios Sócio-Ambientais e Econômicos.

  • Sócio-Ambientais

    O principal benefício ambiental é o desenvolvimento de uma vegetação estável, com alta diversidade botânica e, consequentemente animal, que funcione como um corredor ecológico entre os segmentos de mata nativa cortados pela linha de transmissão. A eliminação da poda drástica com frequência também pode trazer benefícios pela redução da emissão de gazes de efeito estufa produzidos pela degradação da matéria orgânica do solo. A manutenção da vegetação estabilizada também evita a ocorrência de erosão hídrica e eólica nestes locais, evitando assim a contaminação de estuários e corpos hídricos.

  • Econômicos

    O MIV permitirá à concessionária de energia elétrica reduzir seu gasto com reparo em linhas de transmissão devido acidentes com queda de galhos ou árvores inteiras. Além disso, o tempo de reentrada na área para manutenção desta vegetação torna-se, com o passar dos anos, cada vez mais espaçado, reduzindo o número de intervenções por unidade de tempo. Outro benefício deste sistema é que a manutenção de uma vegetação de menor porte nestas áreas, permite um acesso mais fácil da equipe de manutenção de instalações, facilitando seu trabalho e reduzindo o tempo gasto em cada reparo.